Foram registrados mais de 40 milímetros de chuva em bairros como Boca da Mata, Cajazeiras VIII, Plataforma, Nova Brasília, Dom Avelar e Águas Claras.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) atualizou, nesta segunda-feira (20), o boletim meteorológico e confirmou a atuação de uma frente fria sobre a capital baiana. O sistema climático vem provocando chuvas moderadas a fortes, acompanhadas por ventos intensos e risco de alagamentos em diversos bairros. A previsão indica que o tempo permanecerá instável até o domingo (26), com temperaturas variando entre 20°C e 30°C.
Segundo o órgão, há 90% de possibilidade de chuva entre esta segunda e a quinta-feira (23), enquanto sexta e sábado devem seguir com céu nublado e pancadas em vários períodos do dia. Já no domingo, a chance de precipitação cai para 20%. O cenário mantém alerta máximo de risco para deslizamentos de terra e pontos de alagamento, especialmente nas regiões mais elevadas da cidade.

Defesa Civil reforça monitoramento e pede atenção da população
O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, afirmou que as equipes estão em campo desde as primeiras horas da madrugada, quando foram registrados mais de 40 milímetros de chuva em bairros como Boca da Mata, Cajazeiras VIII, Plataforma, Nova Brasília, Dom Avelar e Águas Claras.
“A nossa equipe do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil está acompanhando todo o movimento desse sistema. Em caso de risco, não vacile, se afaste imediatamente e ligue 199 para solicitar vistoria”, afirmou Sosthenes ao Portal M!.
De acordo com ele, engenheiros, geólogos e arquitetos da Codesal seguem realizando vistorias preventivas para garantir a segurança da população.
Bairros com maiores acumulados de chuvas nas últimas 12h
De acordo com boletim emitido às 14h30 pela Codesal, os bairros com maiores acumulados de chuvas na últimas 12h, são: Boca da Mata (69,8mm), Cajazeiras VIII (58mm), Cajazeiras VIII – Mangabeira (56,4 mm), Plataforma (51,4 mm), Nova Brasília (48 mm), Dom Avelar (45,2 mm) e Águas Claras (45 mm).
Confira boletim da Codesal na íntegra:

Inmet e MetSul reforçam alerta de risco elevado
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas amarelos e laranjas para todas as regiões da Bahia, prevendo acumulados de 60 a 100 milímetros de chuva apenas nesta segunda-feira. Nas regiões sul e sudoeste do estado, o volume pode chegar a 100mm em um único dia, com possibilidade de trovoadas e ventos de até 60 km/h.
Em Salvador, a previsão indica 35 milímetros de chuva diária, com possibilidade de descargas elétricas e quedas de energia. O MetSul Meteorologia também confirmou a permanência de uma frente fria semi-estacionária no litoral baiano, o que deve manter dias consecutivos de chuvas intensas.
O portal prevê que acumulados podem ultrapassar 200mm na capital e chegar a 400mm em áreas específicas, como Ilha de Itaparica, Lauro de Freitas, Camaçari e Imbassaí. Há risco de bloqueios em rodovias e alagamentos em áreas urbanas, especialmente nas cidades próximas à costa.
Marinha alerta para ressaca e ventos fortes no litoral
A Marinha do Brasil também emitiu aviso sobre as condições do mar entre Salvador e Conde, com previsão de ondas de até 2,5 metros e ventos que podem atingir 75 km/h. O alerta é válido até a manhã de quinta-feira (23), podendo ser estendido caso o mau tempo persista.
Devido à bandeira vermelha para navegação, o transporte marítimo entre Salvador e a Ilha de Itaparica foi suspenso temporariamente. O órgão recomenda evitar travessias e atividades náuticas até a normalização das condições.
Fonte: Muita Informação
Leave feedback about this