Notícia Bahia Todas as Notícias Bahia Jerônimo Rodrigues participa da abertura da COP30 e apresenta avanços da Bahia em energia limpa
Bahia Destaque

Jerônimo Rodrigues participa da abertura da COP30 e apresenta avanços da Bahia em energia limpa

Governador destaca, em Belém, avanços do Estado na transição energética e reforça protagonismo baiano na geração de energia eólica e solar.

governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), embarcou, nesta segunda-feira (10), para Belém (PA), onde participa da abertura oficial da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). O evento ocorre, a partir das 10h, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Jerônimo leva à COP30 destaque da Bahia na produção de energia limpa

A COP30, que acontece até o próximo dia 21, reúne líderes mundiais, cientistas, representantes de governos, organizações não governamentais e membros da sociedade civil para discutir estratégias globais de enfrentamento à crise climática e mecanismos de promoção da transição energética sustentável.

Durante a conferência, o governador apresentará as experiências e os avanços da Bahia na área de energia renovável, reforçando o papel do estado como líder nacional na produção de energia eólica. Segundo Jerônimo Rodrigues, a Bahia é hoje referência na transição energética brasileira, com destaque para investimentos em energia eólica, solar e de hidrogênio verde.

Bahia é referência nacional em energia limpa

Atualmente, a Bahia é responsável pela maior capacidade instalada de energia eólica do Brasil, sendo líder nacional no setor. O Estado também figura entre os primeiros colocados na geração de energia solar, impulsionando o desenvolvimento sustentável e atraindo novos investimentos.

De acordo com dados oficiais, o território baiano produz de fontes renováveis o equivalente a quase 100% da energia que consome, consolidando-se como um dos principais polos de energia limpa do país. Além disso, segundo Jerônimo, o governo estadual tem investido na expansão de projetos de hidrogênio verde, considerado o combustível do futuro, ampliando ainda mais o protagonismo da Bahia na agenda ambiental.

Esses avanços, conforme o governador, reforçam o compromisso do estado com as metas de descarbonização e sustentabilidade estabelecidas nos acordos internacionais sobre o clima.

“A Bahia é hoje referência na transição energética brasileira, abrigando importantes investimentos em energia eólica, solar e de hidrogênio verde, e produzindo de fontes renováveis o equivalente a quase 100% da energia que consome”, disse a nota do Governo do Estado.

COP30 reúne 194 países em Belém para definir ações contra a crise climática

A 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) começa nesta segunda-feira em Belém (PA), transformando a capital paraense na principal arena diplomática do mundo nas próximas duas semanas. Pela primeira vez realizada na Amazônia, a conferência reúne delegações de 194 países e da União Europeia, com a participação de cerca de 50 mil pessoas, entre chefes de Estado, diplomatas, cientistas, ativistas e representantes da sociedade civil.

O evento vai até o dia 21 de novembro e tem como foco acelerar a ação global contra o aquecimento do planeta, discutindo transição energética, adaptação climática e financiamento internacional. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anfitrião da conferência, destacou que “a COP30 é a COP da verdade”, ressaltando a necessidade urgente de abandonar progressivamente os combustíveis fósseis e ampliar o financiamento climático global.

Segundo o governo federal, a edição de Belém representa um marco histórico para o Brasil e para a Amazônia. O evento tem como objetivo reforçar o papel do país como mediador entre nações desenvolvidas e emergentes na busca por soluções sustentáveis que garantam o limite de 1,5 °C de aumento da temperatura média global.


Fonte: Muita Informação

Sair da versão mobile