Conforme o petista, parceria é importante para o desenvolvimento das cidades e a implementação de políticas públicas
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) destacou, nesta terça-feira (11), a importância da parceria entre União, estados e municípios para a implementação de políticas públicas. A declaração ocorreu durante a abertura do Encontro de Novos Prefeitos em Brasília. O evento, promovido pelo Governo Federal, reúne os gestores municipais eleitos para o mandato 2025-2028, e tem como objetivo capacitar os novos gestores, além de fortalecer a governança municipal.
Importância da parceria entre União, estados e municípios
Antes da cerimônia de abertura, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância da parceria entre os níveis de governo para o desenvolvimento das cidades e a implementação de políticas públicas.
“A Bahia está aqui, reunida desde ontem, com a união dos prefeitos, a UPB [União dos Municípios da Bahia] se articulando, para avaliarmos o que podemos aproveitar de melhor nos programas do Governo Federal para o nosso estado”, afirmou o governador.
Discurso de Lula e apoio a todos os gestores municipais
O presidente Lula (PT), durante sua fala no evento, reafirmou o compromisso do Governo Federal com todos os gestores municipais, independentemente das divergências políticas ou ideológicas. “Não haverá, em hipótese alguma, um banco, como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o BRB, o Basa ou o BNDES, deixar de atender aos interesses de um governador ou de uma cidade por questões ideológicas”, declarou o presidente.
Lula destacou que a relação entre o Governo Federal e os municípios será pautada pela cooperação, visando o bem-estar da população e o desenvolvimento regional.
Lula diz que prefeitos vão pedir sua reeleição
Como já mostrado pelo Portal M!, durante o evento, o presidente Lula fez uma declaração destacando que, ao fim de seu terceiro mandato, prefeitos e prefeitas do Brasil provavelmente pedirão para que ele continue no cargo. “Quando terminar o meu mandato, vocês vão dizer: ‘Lulinha, fica’, porque nós precisamos de um presidente que goste de nós”, afirmou o petista, o que gerou aplausos entre os presentes.
A fala foi destacada na presença de políticos importantes, como o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), ministros como Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, e o deputado Hugo Motta (Republicanos), novo presidente da Câmara dos Deputados. Lula também ressaltou que não pretende concorrer à presidência em 2026, reafirmando a esperança em fortalecer parcerias com os gestores municipais.
Participação baiana no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas
A presença expressiva de prefeitos baianos no encontro é um reflexo do comprometimento da Bahia com o fortalecimento da gestão municipal. Durante o evento, os gestores têm acesso a mais de 170 atividades simultâneas, abordando temas cruciais para o futuro das cidades, como segurança pública, enfrentamento das mudanças climáticas, transição energética, saúde, educação e desenvolvimento regional.
Além disso, os prefeitos recebem orientações técnicas sobre financiamento, acesso a recursos federais e novos modelos de administração pública, permitindo que os novos gestores se preparem para enfrentar os desafios dos próximos anos com mais eficiência.
Objetivo do encontro: capacitação e planejamento estratégico
O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas segue até quinta-feira (13), com a finalidade de promover debates e capacitações que garantam que os novos gestores iniciem seus mandatos com um planejamento estratégico e alinhamento às políticas públicas federais. O evento é uma oportunidade de integração entre gestores e o Governo Federal para a construção de soluções conjuntas em prol do desenvolvimento dos municípios brasileiros.
Fonte: Muita Informação
Leave feedback about this