Cerca de 30 mil profissionais estarão atuando, contra 27 mil da festa anterior
No retorno do Carnaval, o Governo da Bahia anunciou o empenho de cerca de 30 mil profissionais, entre policiais civis e militares e bombeiros, para atuar no Carnaval 2023, em Salvador e no interior do estado, em um investimento de R$ 60,8 milhões. O número representa um acréscimo de cerca de três mil profissionais, se comparado aos cerca de 27 mil profissionais que foram empregados para garantir a segurança da folia em 2020.
A festa de Momo em Salvador também contará com 42 pontos de abordagem, além de 300 câmeras de reconhecimento facial, mesmo número utilizado em 2020. Além disso, a fiscalização também terá o apoio dos sistemas de segurança já existentes pelas ruas da cidade que fazem uso da tecnologia.
“Teremos 42 pontos de abordagem para evitar que armas e drogas entrem nos circuitos, além do uso de tecnologia com 300 câmeras distribuídas em todos os circuitos, fora as que já existem em Salvador e no interior do estado, quase que metade delas com reconhecimento facial”, disse o governador Jerônimo Rodrigues (PT) durante o lançamento da Operação Carnaval da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Além disso, o Governo do Estado também vai montar uma estrutura que vai comportar, pelo menos, 43 órgãos e entidades das mais diversas secretarias.
“Teremos também um novo sistema de rádio e telecomunicações que facilita a comunicação entre o comando e controle com a guarnição na rua. Teremos uma central de comando com cerca de 43 órgão das mais diversas secretarias para que a gente possa fazer o registro rápido e célere de alguma ocorrência que venha acontecer nos circuitos”, completou o petista.
Efetivo da PM
Dos quase 30 mil profissionais empregados, a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) terá um efetivo de 22.700 PMs, distribuídos em 47 mil turnos. Em 2020, foram 23 mil policiais militares na festa momesca.
Neste ano, os policiais estarão presentes nas áreas de acesso e estações de transporte coletivo, além das principais vias de trânsito da capital baiana. Aeronaves, viaturas de quatro e duas rodas, cães e cavalos também estarão em atividade em todas as áreas da festa.
Já a Polícia Civil contará com delegados, escrivães e investigadores que realizarão atendimentos nos postos especializados e Delegacias Especiais de Área, divididos ao longo dos três circuitos. Ao todo, são 2.922 policiais civis distribuídos em quase 11 mil plantões, atuando em dois eixos: repressão ao crime e qualidade do atendimento aos grupos vulnerabilizados.
DPT
Antes mesmo de a festa ser iniciada, o Departamento de Polícia Técnica (DPT), juntamente com o Corpo de Bombeiros, realizou vistorias em trios e veículos utilizados nos desfiles para garantir a segurança de foliões e trabalhadores dos blocos.
Para os dias de Carnaval, peritos criminais, técnicos, médicos e odonto-legais, laboratoriais, além do apoio administrativo, totalizando 745 profissionais, darão seguimento ao trabalho.
Já o Corpo de Bombeiros vai realizar combate a incêndios, salvamentos, resgates aquáticos, vistorias, atendimento pré-hospitalar, entre outras demandas em Salvador e 22 municípios. Postos estarão distribuídos ao longo dos circuitos, incluindo as praias, além de caminhões auto bomba tanques, auto escada mecânico, e veículos para atendimento pré-hospitalar. No total, o efetivo contará com 2.624 bombeiros militares.
Novas tecnologias
A Plataforma Elevada de Observação (POE), equipada com a tecnologia inteligente, também será empregada na folia. Pela primeira vez no Carnaval de Salvador, a tecnologia Long Term Evolution, também chamada de LTE, uma ferramenta que utiliza faixa exclusiva, vai facilitar a transmissão de conteúdo em tempo real para as equipes empregadas no patrulhamento dos acessos e nos corredores da folia.
Mil e trezentos terminais de comunicação móvel, além de permitirem a recepção de áudios, imagens, textos e vídeos, também facilitam a transmissão destes conteúdos criados no próprio aparelho. O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), instalado no COI, permanecerá ativado durante todos os dias de festa, com integrantes de 43 órgãos estaduais, federais e municipais, para propiciar maior celeridade na tomada de decisões estratégicas.
Atuarão no CICC equipes das Polícias Federal e Rodoviária Federal, Força Aérea Brasileira, Agência Brasileira de Inteligência, Marinha, Exército, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Casa Militar, Embasa, Coelba, CCR Metrô, empresas de telefonia (Vivo, Oi, VTal), Samu e Secretarias do estado e do município.
Fonte: Muita Informação