Inmet aponta aumento da instabilidade a partir de quinta; Codesal monitora riscos e registra 13 ocorrências na capital.
A capital dos baianos terá mais um dia de clima instável nesta quarta-feira (28), segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), até o próximo domingo (1º), há previsão de chuvas.
Salvador e a Região Metropolitana estão sob a influência de dois efeitos climáticos: uma massa de ar quente, que tende a deixar o tempo firme, e cavados atmosféricos (longas áreas de baixa pressão), que vão garantir os momentos de sol e de chuva até o fim de semana.
Previsão do tempo
A quarta-feira será de pancadas de chuva isoladas por toda a capital baiana. Segundo o Inmet, as chuvas em Salvador serão mais fracas pela manhã, mas ficarão mais intensas entre o fim da tarde e ao longo da noite. As temperaturas deverão variar entre 24ºC e 28ºC, e os ventos permanecerão moderados durante todo o dia. Para a Região Metropolitana, o clima será um reflexo de Salvador, porém com chuvas mais fracas e isoladas.
Ao longo da semana, Salvador e a RMS também vão registrar sol entre nuvens, clima mais quente, porém com previsões de pancadas de chuva isoladas a qualquer hora do dia. As temperaturas deverão variar entre 23ºC e 29ºC até o próximo domingo. O Inmet também afirmou que a instabilidade aumentará a partir desta quinta-feira (29), com possibilidade maior de chuvas intensas.
Já no sábado (31), a previsão é que o sol deverá aparecer, mas o clima deve ficar majoritariamente nublado. Entretanto, as chuvas isoladas permanecem. Para o domingo (1º), as precipitações ficarão mais fracas, com variações entre céu nublado, momentos de sol e clima estável.
O instituto apontou ainda que, no momento, não há nenhum alerta para a Bahia sobre os acumulados de chuva em nenhuma região do Estado.
Alertas da Codesal
A Defesa Civil da capital registrou 13 ocorrências, entre as quais estão seis ameaças de desabamento e três de deslizamento. Dessas, cinco foram registradas no bairro de Pau da Lima, que contabilizou duas ameaças de desabamento e uma de deslizamento de terra.
Já os bairros de Itapuã e Ipitanga estão passando por orientações técnicas e avaliações sobre possíveis ocorrências. Entretanto, a Codesal ainda não revelou ou confirmou quais avaliações estão fazendo na região nem as orientações passadas aos moradores.
Avanço de frente fria no Brasil
O Sul, Centro-oeste e Norte do Brasil estão passando por uma onda de frio, que começou a avançar pelas regiões na terça-feira (27). Segundo especialistas, seguirá em direção ao interior do país, mas ainda não há previsão ou confirmação se chegará à Bahia. Os meteorologistas apontam ainda que o ar polar resultará em uma acentuada queda de temperatura em diversas localidades.
Na quinta-feira (29), os efeitos da frente fria serão sentidos de forma mais ampla. Estão previstas temperaturas baixas em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Oeste e Sul de Mato Grosso, além de áreas de Rondônia, Extremo-sul do Acre e do Amazonas. Conforme os meteorologistas, a massa de ar polar trará mudanças significativas no clima dessas regiões, com possibilidade de formação de nevoeiros e redução na umidade relativa do ar.
Na região Norte, o avanço da frente fria será responsável pela ocorrência do fenômeno conhecido como friagem. Caracterizada por uma queda de temperatura muito acentuada, ela ocorre devido à passagem de ar frio de origem polar e não por excesso de nebulosidade ou precipitação.
Esse fenômeno deve ser observado principalmente em Rondônia, Acre e no Sul do Amazonas, com potencial para alterar temporariamente o padrão climático habitual dessas áreas.
Fonte: Muita Informação



Leave feedback about this