Na tarde desta terça-feira (25/4), o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo se reuniu com a Corporação Andina de Fomento (CAF), conhecida como Banco de Desenvolvimento da América Latina, em Brasília, para tratar sobre as obras que serão iniciadas em breve no município.
O Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental da cidade já se encontra 54% executado, com dezenas de obras entregues, diversas intervenções em andamento, três obras aguardando liberação para começarem, além de novas obras em licitação e projetos.
Neste momento, a prefeitura aguarda a liberação da requalificação da entrada de Guarajuba; a urbanização da Lagoa das Virgens, em Itacimirim; e a requalificação do Mercado de Monte Gordo. “Em breve, serão iniciadas obras que mudarão a realidade da nossa costa. Elas serão entregues e as pessoas serão beneficiadas”, afirmou o Chefe do Executivo Municipal, que lembrou que o contrato com a CAF foi assinado em 14 de junho de 2019.
“O programa da CAF tem como objetivo principal melhorar a vida das pessoas. Somos parceiros do município e várias obras já foram entregues, melhorando a mobilidade, o lazer e a qualidade de vida das pessoas”, afirmou José Rafael Neto, Executivo Sênior da CAF no Brasil, ao informar que a liberação será encaminhada nos próximos dias.
A prefeitura já entregou através do programa, a Duplicação do Viaduto do Trabalhador; o Trevo da Cascalheira; a Praça da Matriz, em Vila de Abrantes; o Horto Florestal Linaldo da Silva; a nova Praça do Papagaio, em Jauá; a Praça de Eventos e Campo de Futebol Nery Nunes, mais conhecido como Tudão, em Abrantes; a requalificação de dezenas de praças, centenas de novas pavimentações, novos campos, além de programas relacionados à educação e ao desenvolvimento econômico.
Também acompanharam a reunião, a gestora da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), Joselene Cardim; a coordenadora da Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP) em Camaçari, Ana Paula Boson; o vereador Júnior Borges, líder de governo na Câmara; e o ex-vereador, Val Estilos, além da primeira-dama do município, Ivana Paula.
OBRAS EM ANDAMENTO:
Campos
Para promover o esporte, lazer e saúde, mais 12 campos, distribuídos entre sede e costa, passam por requalificação. Incluindo o campo de Jauá, que será o primeiro com grama sintética da costa.
Novo Mercado de Barra do Pojuca
As obras de requalificação do Mercado Municipal de Barra do Pojuca já iniciaram. Com uma estrutura totalmente moderna, o novo equipamento funcionará em uma área de pouco mais de 9 mil m².
OBRAS A SEREM INICIADAS:
Novo Mercado de Monte Gordo
A intervenção do novo Mercado Municipal contará com uma estrutura totalmente moderna e repaginada, com obras de requalificação em uma área de um pouco mais de 8.790 m².
Requalificação da entrada de Guarajuba
Bem-estar e mais qualidade de vida para a população. Com esta proposta, Guarajuba passará por obras e oferecerá mais conforto à população.
Urbanização do acesso a Itacimirim
A revitalização da entrada da localidade inclui os acessos à Foz e a Ilha do Meio. A iniciativa proporcionará conforto à comunidade, melhores condições de trafegabilidade e modernização dos ambientes.
Lagoa das Virgens
Ainda em Itacimirim, será realizada a urbanização da Lagoa das Virgens, que contará com a instalação de ponte e deck para apreciação do ambiente pelos visitantes
NOVOS PROJETOS EM ANDAMENTO:
Avenida Eixo Urbano Central
A requalificação da via tem como proposta melhorar a urbanização, a acessibilidade e facilitar a circulação de pessoas, bicicletas e automóveis, bem como as articulações dos diferentes tipos de ocupação que caracterizam esse importante núcleo urbano, como áreas residenciais, comércios, escolas, teatros e o Centro Histórico.
Novo Centro Histórico
A requalificação do Centro Histórico contempla intervenções nas praças Abrantes, Primeiro de Maio e Desembargador Montenegro. A iniciativa ainda prevê a revitalização urbanística das quatro vias principais do Centro, que são: as ruas Adelina de Sá, Santa Bernadete, da Bandeira e a Avenida Getúlio Vargas
Urbanização da entrada de Barra do Jacuípe
A requalificação da marginal do acesso à Barra do Jacuípe consiste na repaginação da entrada da comunidade, com nova pavimentação, passeios, acessibilidade, estacionamento e paisagismo.