O deputado Matheus Ferreira (MDB) apresentou projeto de lei, na Assembleia Legislativa, propondo a obrigatoriedade de instalação de brinquedos adaptados em praças, parques, escolas e creches municipais, bem como em locais de diversão abertos ao público.
“Brincar é fundamental para a interação da criança com objetos e com demais pessoas”, preconiza o parlamentar, explicando que “nesse processo relacional, a criança vai, aos poucos, se reconhecendo enquanto pessoa, a partir da diferença”.
O emedebista acredita que “para algumas crianças, sobretudo para crianças com deficiência, as brincadeiras são atividades importantes e entendidas como a atividade que traz as mais importantes transformações das funções físicas, psicológicas e de suas inter-relações sociais”.
Nesse sentido, o projeto de lei tem como objetivo não só ao lazer da criança, mas também o seu desenvolvimento, de forma que reflita diretamente também na vida da família que a rodeia.
“Trazer os brinquedos acessíveis de um parquinho para a vida de uma criança deficiente também é uma ótima maneira de implementar atividades que melhorem a coordenação motora e fortaleçam a musculatura e os ossos”, diz Matheus, chegando a dizer que determinadas atividades chegam a ser mais estimulantes do que uma sessão de fisioterapia.
O parlamentar cita o Estatuto da Criança e do Adolescente, segundo o qual, a brincadeira é um dos aspectos do direito fundamental à liberdade (arts. 15 e 16). “Por este motivo, é de suma importância que se tenha equipamentos públicos com mais disponibilidades voltadas para crianças com deficiência”, defendeu o parlamentar, citando ainda a Lei da Primeira Infância.
Fonte: Classe Política