Rede de franquias de contabilidade explica como evitar problemas na declaração do Imposto de Renda
A Receita Federal divulgou recentemente que cerca de 700 mil contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda devido a inconsistências em suas declarações. Para evitar este problema, o diretor-executivo da NTW Juruti, Gustavo Hamoy, oferece três dicas importantes.
A primeira orientação é manter a documentação organizada e atualizada. É fundamental ter todos os comprovantes de rendimentos, despesas médicas, escolares, aluguéis e demais informações que possam ser utilizadas na declaração do Imposto de Renda. Esses documentos devem estar em ordem cronológica e permanecer guardados por pelo menos cinco anos.
A segunda dica é prestar atenção aos valores declarados. É preciso ter certeza de que os números encaminhados à Receita Federal estão corretos e são compatíveis com a realidade. Caso o órgão detecte alguma inconsistência, o contribuinte pode ser convocado para prestar esclarecimentos e corre o risco de cair na malha fina.
Por fim, a terceira dica é utilizar ferramentas de auxílio na hora de fazer a declaração. Existem programas de computador e aplicativos que facilitam a organização dos documentos e fazem cálculos automáticos, evitando erros na hora de preencher os dados.
“Seguir essas dicas pode evitar muita dor de cabeça e prejuízos financeiros. Vale lembrar que cair na malha fina do Imposto de Renda pode resultar em multas e juros, além de atrasar a restituição do imposto devido. Por isso, é fundamental estar sempre atento e agir com transparência e responsabilidade na hora de declarar seus rendimentos”, finaliza Gustavo Hamoy.
A NTW Contabilidade e Gestão Empresarial é a maior e mais premiada rede contábil da América Latina. A rede de franquias de contabilidade nasceu em 2010 e, desde então, passou a desenvolver a atividade da prestação de serviços contábeis e financeiros para empresas de diversos segmentos e portes. Foi chancelada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) com o Selo de Excelência em Franchising entre 2015 e 2022.
Fonte: Muita Informação
Deixe seu comentário