novembro 26, 2025
Bahia

Michele Gramacho comemora ampliação de sinal aberto e TV ALBA chega a 133 cidades na Bahia

Ao Portal M!, diretora-geral enfatizou que, cada município baiano onde o sinal aberto da TV Alba chega, representa a ‘concretização de um sonho’.

TV Alba, canal oficial de comunicação do Parlamento baiano, ampliou o sinal aberto e chegou ao município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, no canal aberto 33.4. A expansão integra o processo de interiorização conduzido pela Fundação Paulo Jackson, responsável pela emissora legislativa.

Ao Portal M!, a diretora-geral da TV Alba, Michele Gramacho, afirmou que a chegada a novos municípios reforça o alcance da programação em diferentes regiões do estado.

“Cada município baiano que o sinal aberto da TV Alba chega é uma vitória que a gente comemora muito. É a concretização de um sonho, interiorizar o sinal aberto da TV, e que a gente conseguiu concretizar a partir de 2021, quando a gente passa a transmitir via satélite, possibilitou nós chegarmos até Barreiras que foi o primeiro município que a gente chegou o canal 40.2″, destacou.

Michele Gramacho comemora ampliação de sinal aberto e TV ALBA chega a 133 cidades na Bahia
TV Alba será exibida no canal 33.4 em Luís Eduardo Magalhães
Crédito: Divulgação

Expansão do sinal no estado

O sinal da TV Alba pode ser acessado no canal aberto digital 12.2 em Salvador e Região Metropolitana, além do canal 16 na NET. Em 116 cidades, a transmissão ocorre pelo canal 9.2, enquanto em Barreiras está disponível no 40.2. A relação completa dos municípios contemplados está disponível no site oficial da emissora.

A trajetória de interiorização começou quando a TV Alba, criada há 18 anos, passou a transmitir via satélite. Barreiras foi o primeiro município a receber o sinal, após outorga da Câmara Federal e assinatura de termo de cooperação com a Câmara Municipal. Essa etapa também habilitou a emissora a integrar o Programa Digitaliza Brasil, responsável pela chegada do sinal digital a mais de 1.500 municípios brasileiros, entre eles 117 baianos, o que evitou o apagão decorrente do desligamento do sinal analógico em 30 de julho de 2025.

O mesmo modelo adotado em Barreiras foi replicado em Luís Eduardo Magalhães, com termo de cooperação firmado entre a Câmara Federal, a Assembleia Legislativa da Bahia e a Câmara Municipal. A Fundação Paulo Jackson prevê que o sinal digital da TV Alba alcance outros municípios baianos até o final do primeiro semestre de 2026, por meio do Programa Brasil Digital, iniciativa do governo federal.

“A Fundação Paulo Jackson tem o apoio decisivo da presidência da Alba, reafirmando o compromisso de transparência do parlamento baiano. Com isso, proporcionamos um trabalho de credibilidade, promoção da cultura, do esporte, da educação, da conscientização política, bem como a divulgação de informações que impactam diretamente na vida da população da Bahia”, afirmou Michele.

A diretora também destacou que a emissora legislativa tem alcance estadual e que a interiorização permite levar a cobertura do Parlamento para públicos que antes não tinham acesso ao canal no sinal aberto. Segundo ela, o objetivo é aproximar os conteúdos legislativos das populações que vivem fora da capital e da Região Metropolitana.

“Ela é de todos os baianos e tem que estar onde os baianos estão. A cada passo que nós damos é uma vitória, porque a gente está levando mais conteúdo de qualidade, mais transparência sobre o que acontece no parlamento, mais entendimento ao povo da Bahia do que está acontecendo nas decisões que os parlamentares tomam e que impactam diretamente na vida de cada um baiano e cada uma baiana”.

Por fim, Michele Gramacho enfatizou que a expansão continuará em 2026 com a chegada do canal a novos municípios, seguindo o planejamento da Fundação Paulo Jackson e os programas federais de digitalização. A diretora reforçou que o objetivo é ampliar o alcance e manter a emissora próxima da população. “Ficamos muito felizes e preparem-se, hoje estamos em 133 municípios, nós não vamos parar com a expansão, é uma meta nossa, é uma missão chegar cada vez mais perto do povo da Bahia”, declarou.

“Ano que vem tem mais município que a TV Alba vai chegar com o canal aberto digital. Aguardem”, completou.


Fonte: Muita Informação

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X