Competição integra o calendário oficial do turismo esportivo da capital baiana.
A Maratona Salvador 2026 será realizada durante os dias 19 e 20 de setembro, segundo informações do blog Bahia Run. Em 2025, o evento foi realizado em dois dias: 21 e 22 de setembro, e reuniu mais de 12 mil participantes. A competição integra o calendário oficial do turismo esportivo da capital baiana e visa reforçar o papel de Salvador como um dos principais destinos do país para a prática de esportes ao ar livre.
A prova faz parte do novo Calendário de Turismo Esportivo 2025–2026, lançado pela Prefeitura de Salvador, que reúne 18 eventos nacionais e internacionais ao longo de dois anos. A iniciativa busca consolidar a capital como um polo esportivo, estimulando o turismo e a economia local por meio de competições que unem lazer, bem-estar e promoção da cidade.
Provas já confirmadas para 2026
Além da Maratona, outras corridas estão confirmadas para o primeiro semestre de 2026. Entre elas, a Corrida Sagrada, marcada para 15 de janeiro, com percurso entre a Conceição da Praia e a Colina Sagrada; o Corre Salvador Folia, em 1º de fevereiro, que combina Carnaval e esporte pela orla de Pituaçu; o Salvador 10 Milhas, em 29 de março, com trajeto de 16 km pelas principais avenidas; o 21K Salvador, em 26 de abril, com largada na Praça do Campo Grande; e a Meia Maratona Farol a Farol, em 24 de maio, que liga os faróis da Barra e de Itapuã.
O calendário inclui também provas aquáticas, de triathlon e de esportes de aventura, como o Oceanman Salvador, a Travessia Itaparica–Salvador e o Desafio dos Faróis. As competições reforçam o posicionamento de Salvador como referência em experiências esportivas integradas à natureza, à cultura e à promoção da saúde, ampliando o calendário turístico e fortalecendo a imagem da cidade como destino nacional do esporte.
Maratona Salvador 2025 tem recorde de público
A 7ª edição da Maratona Salvador 2025 terminou no domingo 21 de setembro, com recorde histórico de público. Foram mais de 12 mil pessoas na orla da Boca do Rio ao longo de dois dias de provas, com cerca de oito mil atletas profissionais e amadores apenas no último dia. As distâncias de 21 km e 42 km reuniram corredores do interior da Bahia, de outros estados e de países estrangeiros.
O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, avaliou o novo formato da competição em dois dias como um acerto. “As provas aconteceram de forma super tranquila. A cada ano, a gente melhora mais e mais a maratona. Hoje, essa competição já é a principal do Norte e Nordeste do país e está entre as sete maiores do Brasil”, disse. Ele ressaltou ainda que a prova tem certificação da World Athletics, o que atrai atletas de elite do Brasil e do exterior.
Por causa do aumento no número de atletas, a organização dividiu a prova em dois dias. No sábado, aconteceram os percursos de 5 km e 10 km. No domingo, os atletas enfrentaram a meia-maratona (21 km) e a maratona completa (42 km).
A edição de 2025 também trouxe novidades, como os desafios “Paletada da Zorra”, em que o participante correu 5 km em um dia e 21 km no outro, e o “Barril Dobrado”, que reuniu percursos de 10 km e 42 km em dias consecutivos.
Fonte: Muita Informação



Leave feedback about this